Escrevi este artigo em meados do ano passado refletindo a participação dos educandos do Projovem nas plenárias do Orçamento Participativo de nossa cidade (Canoas-RS). Fiz algumas adaptações e resolvi socializar com vocês...

Comentem por favor... isto é uma construção e portanto não se faz solitária...


A Participação da Juventude do ProJovem

Por: Vanessa dos Reis Domingues*

Em nossa cidade construímos canais para uma escuta ativa e atenta dos cidadãos e instrumentos novos para diálogos com a sociedade, onde o conceito republicano é fundante no estabelecimento de um novo paradigma de participação popular.

Otermo república tem mais de um significado. No seu sentido mais amplo, denota comunidade política organizada. Tem como correspondente, em grego, politéia - origem da palavra inglesa polity; também vertida em latim por civitas, que, em inglês, Hobbes traduziu por commonwealth. Na terminologia das línguas neolatinas, corresponde, grosso modo, ao atual conceito de Estado, de uso corrente a partir de Maquiavel que, semanticamente, transformou a situação - o status (de onde provém a palavra estado) rei publicae, em condição de uma comunidade política, assinalada pelos requisitos da existência de um povo, de um governo e de um território. (Cf. Giuseppe Maranini e Silvio Basile, verbete "Repubblica" em Antonio Azara e Ernesto Eula)

A Prefeitura na Rua, Audiência Pública, Plenárias de Serviços Públicos, Orçamento Participativo, buscam ampliar a presença da prefeitura na vida das pessoas e a presença do cidadão na vida da Prefeitura.

Dentro deste compromisso onde o diálogo com a sociedade encontra sua dimensão cidadã, respaldado pelo conceito republicano de governar, onde os educandos do ProJovem Urbano, tem participação ativa nestes instrumentos de diálogos implementadas pelo executivo de nossa cidade.

Com isso nossos educandos de diferentes núcleos através do Orçamento Participativo colocam em práxis seus direitos e deveres como cidadãos canoenses nas Plenárias de Serviços Públicos e das votações dos projetos estruturantes para o município em diferentes áreas.

“A participação da juventude do ProJovem é fundamental, porque articula dois princípios da educacao. A sociedade do conhecimento que se avizinha e produz efeitos fortes na sociedade que vivemos, e o aprender a conviver, que é um desafio da humanidade, que e o principio estruturante do respeito aos direitos humanos”.( Paulo Ritter, Secretário Municipal de Educação)

O protagonismo Juvenil incentivado dentro do currículo integrado do ProJovem encontra sua dimensão prática quando os educandos se reconhecem e se visualizam em espaços de vivencias reais da participação nas decisões de sua comunidade, bairro e cidade.

Nossa cidade tem criado uma nova cultura: a do protagonismo da população nas decisões dos rumos da cidade, e nossos educandos estão vivenciando e construindo, juntamente com os demais setores da população este novo paradigma na relação poder público x cidadãos. Transformando as concepções teóricas de mundo sociedade e juventude trabalhadas em sala de aula em uma práxis cotidiana, passando estes jovens de meros espectadores a sujeitos de fato do processo. Assim conceito de Republica torna - se significativo. Constrói-se dessa forma nestes jovens o sentimento de pertencimento à sua comunidade, bairro e cidade. Reiterando a fala do Secretário Paulo Ritter , se não houver esta “aproximação da sociedade do conhecimento com a sociedade que vivemos”, a partir da participação nas decisões públicas, não vivencia-se o verdadeiro sentido de ser cidadão.


*Professora de História e Sociologia

O cântico da terra - Cora Coralina

Eu sou a terra, eu sou a vida. Do meu barro primeiro veio o homem. De mim veio a mulher e veio o amor. Veio a árvore, veio a fonte. Vem o fruto e vem a flor. Eu sou a fonte original de toda vida. Sou o chão que se prende à tua casa. Sou a telha da coberta de teu lar. A mina constante de teu poço. Sou a espiga generosa de teu gado e certeza tranqüila ao teu esforço. Sou a razão de tua vida. De mim vieste pela mão do Criador, e a mim tu voltarás no fim da lida. Só em mim acharás descanso e Paz. Eu sou a grande Mãe Universal. Tua filha, tua noiva e desposada. A mulher e o ventre que fecundas. Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor. A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu. Teu arado, tua foice, teu machado. O berço pequenino de teu filho. O algodão de tua veste e o pão de tua casa. E um dia bem distante a mim tu voltarás. E no canteiro materno de meu seio tranqüilo dormirás. Plantemos a roça. Lavremos a gleba. Cuidemos do ninho, do gado e da tulha. Fartura teremos e donos de sítio felizes seremos. Cora Coralina